terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROJETO ÁGUA: “UM LÍQUIDO PRECIOSO”
                Este trabalho justifica-se por que em muitos países é bem antiga a preocupação com a água. Porém, na maioria deles, pouca atenção se deu ao assunto até o início deste século. Com o surgimento das cidades e o seu rápido crescimento, com um contingente cada vez maior de pessoas demandando água para seu consumo próprio, para fins industriais ou agrícolas, viu-se que este não era um produto tão farto como o imaginava, onde juntos queremos conscientizar a sociedade para um consumo consciente deste recurso natural.
                  Esse recurso natural, fundamental á vida, que vem sofrendo ameaça de escassez em todo o mundo. O risco da falta e as constantes contaminações diminuem as possibilidades de se salvar alguns mananciais. E todos precisam estar envolvidos e se sentindo responsáveis. Precisamos conscientizar nossas crianças que a água é um bem finito e por isso exige ações educativas que os levem a ter consciência de que o dia da água foi criado para que todos nós façamos uma reflexão: não dá para viver sem água. Não dá mais para desperdiçar esse recurso estratégico. Vamos procurar, junto com as comemorações, criar uma mudança de hábito, dizer não ao desperdício.
              Para alcançar resultados mais expressivos, queremos realizar um trabalho de sensibilização na escola, pois acreditamos que  as crianças e adolescentes sejam  uma maneira eficaz de mudar a mentalidade de pessoas adultas, já que elas são multiplicadoras das informações que recebem, levando para casa e cobrando uma postura da família. “Cuidar para que o direito a água com qualidade seja garantido  para as gerações presentes e futuras é o maior  desafio.
 
                 Para atingirmos os objetivos foi trabalhado:     
com atividades do site:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=327 e
- A importância da água na nossa vida;
- A utilização adequada da água em nossa vida;
- As situações em que a água é prejudicial á saúde;
- Os Direitos Universais da água;
- Os estados físicos da água e sua utilização;
- As etapas do ciclo da água na natureza;
- Os diversos cuidados higiênicos com a água;
- A importância da água no corpo humano;
- Buscar informações sobre as condições, captação, tratamento, fornecimento e conservação de água tratada;
- Visitar a SANEPAR, e observar o tratamento que se destina a água coletada em nossos mananciais;
- Analisar contas de água e observar o gasto mensal, de acordo com o número de pessoas da casa e discutir como economizar água nas casas;
- Analisar a conta de água da escola, e junto com os alunos procurar formas para diminuir o consumo;
- Perceber as diferenças e analisar com cálculos matemáticos o que podemos ganhar economizando;
- Leituras e interpretações de textos e de músicas ligadas ao tema;
- Criar músicas, poesias, paródias, folders e textos sobre o tema;
- Representar a realidade observada através de murais, dramatizações, jograis ou outras formas mais adequadas e previamente combinada com os alunos;
-Debater  com pequenos grupos os benefícios da água para todos;
-Levar os alunos a perceber o que pode acontecer caso a água acabe no planeta Terra;
- Fazer passeatas pelo bairro, sensibilizando e incentivando a população a economizar água;
-Criar slogans, faixas e cartazes para utilizar em pontos estratégicos do bairro;
-Interpretar gráficos e construir outros, visando representar o que a água representa em nossa vida, seja no corpo como na natureza;
-Perceber a importância de tomar ao menos 2 litros de água por dia;
- Criar atividades desafiadoras onde os envolvidos no processo precisem perceber que só alcançaremos resultados se todos se unirem em prol de um mesmo ideal, salvar a água;
- Analisar a Carta escrita em 2070, e outros slides que mostrem o que estamos fazendo com a água.
O trabalho foi baseado em textos críticos, didáticos, extraídos de livros, revistas e outros que forem localizados, também farão a interpretação de músicas, textos, produção de textos, frases, paródias, etc...




   
   
                                                               
                                                                         




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário