Este trabalho justifica-se por
que em muitos países é bem antiga a preocupação com a água. Porém, na maioria
deles, pouca atenção se deu ao assunto até o início deste século. Com o
surgimento das cidades e o seu rápido crescimento, com um contingente cada vez
maior de pessoas demandando água para seu consumo próprio, para fins
industriais ou agrícolas, viu-se que este não era um produto tão farto como o
imaginava, onde juntos queremos conscientizar a sociedade para um consumo
consciente deste recurso natural.
Esse
recurso natural, fundamental á vida, que vem sofrendo ameaça de escassez em
todo o mundo. O risco da falta e as constantes contaminações diminuem as
possibilidades de se salvar alguns mananciais. E todos precisam estar
envolvidos e se sentindo responsáveis. Precisamos conscientizar nossas crianças
que a água é um bem finito e por isso exige ações educativas que os levem a ter
consciência de que o dia da água foi criado para que todos nós façamos uma
reflexão: não dá para viver sem água. Não dá mais para desperdiçar esse recurso
estratégico. Vamos procurar, junto com as comemorações, criar uma mudança de
hábito, dizer não ao desperdício.
Para alcançar resultados mais
expressivos, queremos realizar um trabalho de sensibilização na escola, pois
acreditamos que as crianças e adolescentes sejam uma maneira
eficaz de mudar a mentalidade de pessoas adultas, já que elas são
multiplicadoras das informações que recebem, levando para casa e cobrando uma
postura da família. “Cuidar para que o direito a água com qualidade seja
garantido para as gerações presentes e
futuras é o maior desafio.
Para atingirmos os objetivos foi trabalhado:
com atividades do site:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=327 e
com atividades do site:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=327 e
- A importância da água na nossa vida;
- A
utilização adequada da água em nossa vida;
- As
situações em que a água é prejudicial á saúde;
- Os
Direitos Universais da água;
- Os
estados físicos da água e sua utilização;
- As
etapas do ciclo da água na natureza;
- Os diversos cuidados higiênicos com a água;
- A
importância da água no corpo humano;
- Buscar informações
sobre as condições, captação, tratamento, fornecimento e conservação de água
tratada;
- Visitar a SANEPAR, e
observar o tratamento que se destina a água coletada em nossos mananciais;
- Analisar contas de
água e observar o gasto mensal, de acordo com o número de pessoas da casa e
discutir como economizar água nas casas;
- Analisar a conta de
água da escola, e junto com os alunos procurar formas para diminuir o consumo;
- Perceber as
diferenças e analisar com cálculos matemáticos o que podemos ganhar
economizando;
- Leituras e
interpretações de textos e de músicas ligadas ao tema;
- Criar músicas,
poesias, paródias, folders e textos sobre o tema;
- Representar a
realidade observada através de murais, dramatizações, jograis ou outras formas
mais adequadas e previamente combinada com os alunos;
-Debater com pequenos grupos os benefícios da água para
todos;
-Levar os alunos a
perceber o que pode acontecer caso a água acabe no planeta Terra;
- Fazer passeatas pelo
bairro, sensibilizando e incentivando a população a economizar água;
-Criar slogans,
faixas e cartazes para utilizar em pontos estratégicos do bairro;
-Interpretar gráficos
e construir outros, visando representar o que a água representa em nossa vida,
seja no corpo como na natureza;
-Perceber a
importância de tomar ao menos 2
litros de água por dia;
- Criar atividades
desafiadoras onde os envolvidos no processo precisem perceber que só
alcançaremos resultados se todos se unirem em prol de um mesmo ideal, salvar a
água;
- Analisar a Carta
escrita em 2070, e outros slides que mostrem o que estamos fazendo com a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário