No
curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC (Tecnologia de
Informação e comunicação) estamos descobrindo e inovando o trabalho com os
laboratorios de informatica.
Para
isso é preciso que o professor tenha o conhecimento do conteúdo apresentado e
saiba como utiliza-lo com seus alunos nos momentos adequados. Inovar é a
diferença.
A
principio exploramos o LINUX EDUCACIONAL 3.0, descobrindo quais
ferramentas este nos apresenta e o que
podemos trabalhar no Ensino Fundamental.
Como
sugestão registro aqui, passo a passo, algumas opções de jogos educacionais que
despertarão nos alunos as curiosidades
para adquirir novos conhecimentos.
1)
No desktop, (parte superior) há uma
barra de ferramentas chamada “ Edubar”. Nela você clica em ABC;
2)
Vai para Multidisciplinar;
3)
Série educacional (Gcompris)
4)
Vai abrir uma tela colorida com um
pinguim (que se chama TUX) dentro de um avião;
Do
lado esquerdo da tela há vários animaizinhos. Em cada animalzinho há inúmeros
jogos educacionais separados por matérias.
É
importante lembrar que quando você não souber jogar, há como aprender clicando
em um ponto de interrogação na parte inferior da tela, onde você clica em
objetivos ou caminho e explica certo para jogar.
*
Porquinho () - Jogo: Ciclo d'água:
Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando
poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Pode ser
utilizada com alunos de 2º anos do 1º ciclo e 1º ano do 2º ciclo.
*
Vaquinha (): Prática de leitura na vertical: Os alunos deverão ler as palavras
que aparecem e clicar se entre elas esta ou não a palavra solicitada. Esta
atividade é ideal para alunos do 1º ciclo.
*
Panda (): Quebra-cabeça Tangram: Os alunos alunos deverão montar as figuras
conforme o modelo e fazer as movimentações necessárias estando atentos a
direção que devem tomar. É ideal para despertar atenção e pode ser utilizada em
todas as séries do Ensino Fundamental.
*
Pinguim Tux(): Atividades de descoberta: Atividades de memória – (imagem, som e
letras); Os alunos aprendem a manipulação do mouse, o raciocínio. Treinam sua memória auditiva e
removem todos os Tux violinistas.
O
conceito de tempo. Ler as horas.
*
Ursinho (): Atividades de diversão: Jogo de Futebol, os alunos deverão jogar a
bola ao gol e apontar o mouse para a bola e clicar nela para definir sua
velocidade e direção. Quanto mais
próximo do centro for o clique, mais lentamente a bola irá se mover. Pode ser
utilizado em todos os anos do Ensino Fundamental. Pois pode trabalhar desde o
mais simples, que é a movimentação do mouse e tiro ao alvo. Até conteúdos de
matemática como: Area, perimetro, angulos, etc.
*
Ovelha (): Atividades de matematica-
*
Gato(): Descobrir o computador; brincar com os perifericos do computador.
Mandar a bola para o TUX, o aluno deverá apertar simultaneamente as duas teclas
Shift para fazer a bola ir em uma linha reta.
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