terça-feira, 23 de outubro de 2012

JOGOS   NO   LINUX   EDUCACIONAL   3.O

          No curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC (Tecnologia de Informação e comunicação) estamos descobrindo e inovando o trabalho com os laboratorios de informatica.

          Para isso é preciso que o professor tenha o conhecimento do conteúdo apresentado e saiba como utiliza-lo com seus alunos nos momentos adequados. Inovar é a diferença.

          A principio exploramos o LINUX EDUCACIONAL 3.0, descobrindo quais ferramentas  este nos apresenta e o que podemos trabalhar no Ensino Fundamental.

          Como sugestão registro aqui, passo a passo, algumas opções de jogos educacionais que despertarão  nos alunos as curiosidades para adquirir novos conhecimentos.

 
1)    No desktop, (parte superior) há uma barra de ferramentas chamada “ Edubar”. Nela você clica em ABC;

2)    Vai para Multidisciplinar;

3)    Série educacional (Gcompris)

4)    Vai abrir uma tela colorida com um pinguim (que se chama TUX) dentro de um avião;

Do lado esquerdo da tela há vários animaizinhos. Em cada animalzinho há inúmeros jogos educacionais separados por matérias.

É importante lembrar que quando você não souber jogar, há como aprender clicando em um ponto de interrogação na parte inferior da tela, onde você clica em objetivos ou caminho e explica certo para jogar.

* Porquinho () -  Jogo: Ciclo d'água: Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Pode ser utilizada com alunos de 2º anos do 1º ciclo e 1º ano do 2º ciclo.

* Vaquinha (): Prática de leitura na vertical: Os alunos deverão ler as palavras que aparecem e clicar se entre elas esta ou não a palavra solicitada. Esta atividade é ideal para alunos do 1º ciclo.

* Panda (): Quebra-cabeça Tangram: Os alunos alunos deverão montar as figuras conforme o modelo e fazer as movimentações necessárias estando atentos a direção que devem tomar. É ideal para despertar atenção e pode ser utilizada em todas as séries do Ensino Fundamental.

* Pinguim Tux(): Atividades de descoberta: Atividades de memória – (imagem, som e letras); Os alunos aprendem a manipulação do mouse, o  raciocínio. Treinam sua memória auditiva e removem todos os Tux violinistas.

O conceito de tempo. Ler as horas.

* Ursinho (): Atividades de diversão: Jogo de Futebol, os alunos deverão jogar a bola ao gol e apontar o mouse para a bola e clicar nela para definir sua velocidade  e direção. Quanto mais próximo do centro for o clique, mais lentamente a bola irá se mover. Pode ser utilizado em todos os anos do Ensino Fundamental. Pois pode trabalhar desde o mais simples, que é a movimentação do mouse e tiro ao alvo. Até conteúdos de matemática como: Area, perimetro, angulos, etc.

* Ovelha (): Atividades de matematica-

* Gato(): Descobrir o computador; brincar com os perifericos do computador. Mandar a bola para o TUX, o aluno deverá apertar simultaneamente as duas teclas Shift para fazer a bola ir em uma linha reta. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário