Estou reativando este blog, e agora de cara nova, novos alunos, nova escola e a inclusão de novos temas trabalhados na sala de aula.
No ano de 2014 o projeto será desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Engenheiro Cyro Martins com os alunos do 1º ciclo de aprendizagem com o
PROJETO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PAZ
“Educação e paz, se praticadas, é garantia de futuro”
Este
é um projeto de leitura, com foco na educação ambiental e na paz. O objetivo do
mesmo é criar alternativas para que os alunos possam escrever textos
significativos e ao mesmo tempo atingir pais, alunos e professores, com ênfase
nas mudanças de atitudes em relação ao ambiente e a paz. Tem por princípio
básico sensibilizar os educandos e a comunidade escolar sobre a necessidade de
se construir uma prática social baseada na preservação e no respeito. Os
olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental,
social, econômica e cultural dos seres que constroem essas relações. Devemos
criar nos educandos a certeza de que todos fazem parte do planeta Terra e por
isso somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado, assim discutir
e criar formas alternativas de ação conjunta, para cuidar e melhorar o
ambiente, desenvolver a consciência de pertencimento à Escola em todos os
alunos a partir da interação entre os conceitos de Educação Ambiental e da
Educação para a paz, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação como
recurso de pesquisa, meio de comunicação e registros das ações desenvolvidas. O
fio condutor é o diálogo transdisciplinar para encontrar alternativas às
questões ambientais e sociais que nos deparamos, lembrando que nenhum conhecimento será isolado, fará parte
do todo e estará articulado a realidade. O objetivo é criar alternativas para que a
criança possa escrever textos significativos e ao mesmo tempo atingir pais,
alunos e professores, com ênfase nas mudanças de atitudes em relação ao meio
ambiente, tem por princípio
básico sensibilizar os educandos e a comunidade escolar sobre a necessidade de
se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é,
para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos
dele, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e
preservação ao meio ambiente. Inserir a Educação Ambiental às
atividades escolares rotineiras nada mais é do que tomar como foco principal de
toda e qualquer atividade, a questão ambiental que esteja inserida
no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Não é necessário ser um
biólogo ou engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, cientista, para falar em
Educação Ambiental. Na verdade, todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores
Ambientais, só nos falta à prática. Esta prática vamos adquirir na medida em
que tivermos coragem de ousar. Aquilo que não soubermos, iremos aprender junto
com as crianças, pois o direcionamento é a curiosidade delas. O desafio maior é desafiar
nossos educandos. São
eles que nos levarão às práticas seguras. Basta seguirmos
na mesma direção despertando sempre o desejo do aprender através de uma
aprendizagem real e significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário