domingo, 18 de novembro de 2012


O USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Percebe-se, que as escolas ainda preocupam-se com os conteúdos a serem vencidos, ao invés preocuparem-se com a qualidade de conteúdos trabalhados, selecionando  temas  que chamem a atenção, articulando-os às experiências dos alunos e conectando-os com a vida e a realidade social em que vivem. Acredito que a escola, ainda que se responsabilize pela transmissão e produção de conhecimentos, não pode se privar de abrir-se às novas formas culturais, aos problemas de seus enfrentados pelos  sujeitos da história, às diferentes  formas de comunicação. Esta é a realidade presente, e cabe ao professor atualizar-se e colocar em prática o currículo que não é uma realidade abstrata, à margem do sistema sócio educativo em que se desenvolve. Ele deve auxiliar na compreensão de práticas educativas institucionalizadas e das funções sociais e culturais da escola. Estes processos estão em permanente composição, a partir do universo dos sujeitos escolares. É uma práxis, antes que um objeto estático; é a expressão das funções sociais, culturais e educativas de uma determinada instituição, num determinado tempo e espaço. Como diz Paulo Freire: é a ação –  reflexão – ação  em todos os momentos.

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