O USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Percebe-se, que as escolas ainda preocupam-se com os conteúdos a
serem vencidos, ao invés preocuparem-se com a qualidade de conteúdos
trabalhados, selecionando temas que chamem a atenção, articulando-os às
experiências dos alunos e conectando-os com a vida e a realidade social em que
vivem. Acredito que a escola, ainda que se responsabilize pela transmissão e
produção de conhecimentos, não pode se privar de abrir-se às novas formas culturais,
aos problemas de seus enfrentados pelos sujeitos
da história, às diferentes formas de
comunicação. Esta é a realidade presente, e cabe ao professor atualizar-se e colocar
em prática o currículo que não é uma realidade abstrata, à margem do sistema
sócio educativo em que se desenvolve. Ele deve auxiliar na compreensão de
práticas educativas institucionalizadas e das funções sociais e culturais da
escola. Estes processos estão em permanente composição, a partir do universo
dos sujeitos escolares. É uma práxis, antes que um objeto estático; é a
expressão das funções sociais, culturais e educativas de uma determinada
instituição, num determinado tempo e espaço. Como diz Paulo Freire: é a ação – reflexão – ação em todos os momentos.
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