Quando puder de uma olhada neste blog.
Vale a pena
http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/
domingo, 25 de novembro de 2012
NOSSO PASSEIO PELO PARQUE BONSUCESSO
No dia 20/11/2012 saímos da Escola para conhecer as nascentes de agua existentes em nossa vila. Quando saimos da escola deu para perceber a diferença de paisagens, observamos as ruas por onde passamos e tinha muito lixo jogado em lugares improprios, nas valetas, no mato, em bueiros e em lotes vagos.Observamos casas muito bem cuidadas por pessoas idosas, e muitas cheias de entulho onde vivem muitos jovens. Seu pra perceber que os mais idosos se dedicam mais aos cuidados de quintais e jardins, e gostam de cuidar da frente das casas também.
Vimos nascentes brotando água no meio da rua, e outras no meio da mata, um lugar muito bonito, mas abandonado e cheio de lixo. Um dos colegas disse que seu pai pega água ali, e nós observamos que tinha muito lixo, inclusive um frasco de shampoo e tinha um cheiro de cachorro morto e umas moscas voando pelo local. Observamos que neste espaço verde uma família construiu sua morada e tem um deposito de resíduos, bem próximo da nascente onde muita gente pega água para consumir, acreditando que seja água limpa e pura.
Vimos também uma área fechada porque a erosão foi tão grande que não tem mais nem passagem para os moradores, conversamos com uma senhora que nos contou que a alguns anos atras por ali passava ate caminhão. Mas agora nem eles passam mais, nem de bicicleta. Um outro senhor reclamou para nós que a Sanepar não liga água para ele e para muitas outras pessoas naquele lugar ele pegam água de uma biquinha.
Pelas ruas por onde passamos, observamos muita degradação, o leito do corrego cheio de lixo e sem árvores, também vimos casas destruidas pela erosão e muitas abandonadas quase caindo. Outras despejando na água esgoto de banheiros e pias.
É muito triste perceber que aquela água limpinha que vimos surgindo das profundezas a poucos metros abaixo é poluida sem que ninguem se preocupe em cuidar da água que beberemos sainda da torneira.
E quando voltamos pra escola, mais uma decepção, um monte de bitucas num cantinho da escola, os homens que estão trabalhando na ampliação fumam e muito. É triste ver que eles não sabem quantos anos leva para se decompor na natureza essas bitucas.
Gostei muito do nosso passieo, foi uma manhã muito produtiva, agora precisamos fazer algo e mudar a realidade da nossa vila.
Esmael Eduardo de Freitas
As nascentes
A água é a coisa mais importante que temos, ela vale mais do que o ouro, pena que poucos percebem isso.
Sem água nos morreremos, pois sem ela não temos alimentos, nem fábricas, nem trabalho algum. Não teremos nada. É o fim da vida no planeta.
Por isso devemos proteger as nascentes, para protege-las devemos plantar mais árvores, não tirar a mata ciliar é o primeiro passo e não jogar lixo nos corregos porque essa é a unica maneira de proteger a nossa vida e a vida dos nossos filhos.
Por isso proteja a natureza.
Suelen Cristini Correia da Silva
Nossas águas não poluídas
Não devemos poluir nossas nascentes que fazem com que nossos rios surjam, mas hoje´está tudo diferente, é só pessoas jogando neles e por isso chamam-os de ESGOTO.
Os seres humanos não entendem que se não pararem de poluir aágua, elas vão acabar e todas as nossas vidas também.
Mas ainda existem pessoas que são conscientes e tentam fazer algumas coisas para ajudar a água que mata nossa sede e com certeza falam alguma coisa para aquelas pessoas que são pouco conscientes.
Então depende de nós, não vamos mais poluir e não jogar coisas que não prestam nas nossas águas que nos dão vida e força para sobrevivermos, e eu acredito, que as pessoas não vão mais poluir os rios e sim cuidar e proteger. Nenhum ser humano vai poluir a água e nem o meio ambiente.
Camila de Oliveira Correia
Cuidando das nascentes
Na minha vila ha muitas nascentes.
Hoje fomos com os colegas e as professoras visitar algumas nascentes, só não gostei do tanto de lixo que vi jogado no chão, cachorros mortos jogados proximos as nascentes, ruas sem calçadas para andar, lixo jogado dentro dos arroios e nas nascentes.
Precisamos ajudar a cuidasr destes lugares: nascentes, dos arroios, rios, prais tudo, tudo que faz parte do nosso meio ambiente. Não vamos jogar mais lixo nos lugares, não vamos matar os animais, eu vi crianças com setra matando os pássaros e não gostei nem um pouquinho.
Então, não mate eles, ajude a cuidar e não matar. Se você ver alguem matando animais, jogando lixo nos arroios avise-os que isso é errado, não podemos em hipotese alguma permitir que isso aconteça. Pois se a água acabar é claro que todos nós vamos buscar água nas nascentes. Por isso pare de poluir, ou então vai tomar água suja.
Ajude a preservar as nascentes, se você cuidar da água você estará cuidando da vida de todo mundo mundo. Ajude.
Brayan Henrique Ribeiro de Alemeida.
domingo, 18 de novembro de 2012
O USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Percebe-se, que as escolas ainda preocupam-se com os conteúdos a
serem vencidos, ao invés preocuparem-se com a qualidade de conteúdos
trabalhados, selecionando temas que chamem a atenção, articulando-os às
experiências dos alunos e conectando-os com a vida e a realidade social em que
vivem. Acredito que a escola, ainda que se responsabilize pela transmissão e
produção de conhecimentos, não pode se privar de abrir-se às novas formas culturais,
aos problemas de seus enfrentados pelos sujeitos
da história, às diferentes formas de
comunicação. Esta é a realidade presente, e cabe ao professor atualizar-se e colocar
em prática o currículo que não é uma realidade abstrata, à margem do sistema
sócio educativo em que se desenvolve. Ele deve auxiliar na compreensão de
práticas educativas institucionalizadas e das funções sociais e culturais da
escola. Estes processos estão em permanente composição, a partir do universo
dos sujeitos escolares. É uma práxis, antes que um objeto estático; é a
expressão das funções sociais, culturais e educativas de uma determinada
instituição, num determinado tempo e espaço. Como diz Paulo Freire: é a ação – reflexão – ação em todos os momentos.
domingo, 4 de novembro de 2012
VII Mostra Pedagógica
A seguir selecionei quatro fotos de trabalhos apresentados por quatro escolas que eu escolhi para fazer parte desta apresentação, porém todos os participantes merecem parabéns, pois a mostra contou com a exposição dos trabalhos e projetos realizados pelas escolas e centros de educação infantil e foi um sucesso. É impossível dizer qual foi o trabalho mais bonito, ou mais bem produzido, já que todos os estavam repletos de novidades e conhecimento.
O capricho, empenho, zelo e cuidado dos profissionais da educação que atuam na rede, mostram mais uma vez, que educador é aquele que se compromete com a qualidade de ensino e aprendizagem dos seus educandos. PARABÉNS A TODOS que provaram que talento e criatividade todos temos, basta utilizarmos e assim faremos da escola pública, uma referência em qualidade de educação!!!
A participação de nossa escola DR. JOSÉ PINTO ROSAS, com o tema: Alfabetização, trouxe para esse evento atividades desenvolvidas nas salas de aula sobre o tema com os mais variados enfoques.
PARABÉNS
A TODOS OS PARTICIPANTES DESTE EVENTO E A ORGANIZAÇÃO.
Assinar:
Postagens (Atom)